BÍBLIA

BÍBLIA
CONHEÇA

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

SERIÉ ELEMENTOS DA TEOLOGIA BÍBLICA (5.16)

      Cristologia 

5.16 A MORTE DE CRISTO


Lembremo-nos de que a principal missão de Cristo, ao tornar-Se homem quando veio à terra, não foi a de ensinar, nem de realizar milagres. E verdade que Ele fez ambas as coisas, mas Deus poderia ter ungido profetas, como no Antigo Testamento, para tais fins.

 A principal missão de Cristo foi de morrer pelos pecados do mundo, tarefa que nenhum profeta poderia cumprir. Eis o motivo da encarnação de Jesus Cristo: a restauração do homem à perfeita comunhão com Deus Pai, através do perfeito sacrifício do Seu Filho. Cristo mesmo declarou: “... o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mc 10.45).

O que Cristo proclamou, da cruz Muitas vezes, no decorrer do Seu ministério, Jesus Cristo vaticinou a própria morte, especialmente quando previu que a Sua hora se aproximava. Seus discípulos, porém, pareciam não compreender a realidade, nem o significado da morte do Seu Mestre. 


Crucificado no Calvário, Jesus declarou o propósito da Sua morte, tanto para os discípulos, como para todos os ouvintes. Vejamos esse propósitos em quatro destaques: 

1. Perdão (Lc 23.34)

2. Paraíso (Lc 23.43)

 3. Deus Não Pode Suportar Pecado (Mt 27.46)

 4. Vitória (Jo 19.30; Lc 23.46).


VEJA TAMBÉM
 
  CONHECIMENTO profundo da Bíblia(CLIQUE)  

  COMO estudar a Bíblia em 10 passos simples (CLIQUE) 

  APRENDA a entender e interpretar a Bíblia em apena 5 dias(CLIQUE) 

  APRENDA a pregar a Bíblia de forma impactante(CLIQUE)
 


5.17 A cruz trouxe expiação

 Expiar implica cobrir as culpas mediante um sacrifício exigido. A palavra é empregada 77 vezes no Antigo Testamento. Antes mesmo do uso bíblico da palavra expiação (Ex 29.33), o conceito já aparece em Gênesis 3.21, onde temos o sacrifício de animais pelo próprio Deus, para vestir Adão e Eva com suas peles. Isaías 53.6,7 prova que Cristo é nossa expiação.

5.18 A cruz trouxe redenção 

Redimir quer dizer comprar de volta, readquirir uma pessoa ou coisa, mediante pagamento do preço exigido. Tal conceito de redenção, ou resgate, com relação a escravos, foi decretado pela Lei Mosaica (Lv 25.47,48). A quem é devido o preço da redenção? Evidentemente não é a Satanás. Ele simplesmente escraviza aqueles que escolhem uma vida de pecado. O preço do resgate é devido à santidade de Deus; a nossa dívida é com Deus mesmo. Foi Deus, não Satanás, quem aceitou o “pagamento” mediante o sacrifício de Cristo.

 O resultado disso foi a derrota eterna de Satanás. Jesus declarou-se Redentor da humanidade, quando disse que Sua missão era a de “... dar a sua vida em resgate por muitos". (Mt 20.28). A passagem de 1 Timóteo 2.6 fala-nos de Cristo, “o qual a si mesmo se deu em resgate por todos...". Vejamos ainda 1 Pedro 1.18,19 e Gálatas 3.13.

5.19 A cruz trouxe reconciliação 


Reconciliar significa harmonizar as relações interrompidas entre dois indivíduos, promovendo o mútuo entendimento através da remoção de barreiras e restaurando a comunicação entre ambos. O ato, ou processo de reconciliação, geralmente abrange o ofensor, o ofendido e o mediador. 

No caso espiritual, o ofensor é toda a humanidade. A Bíblia afirma: “... todos pecaram e carecem da glória de Deus. ” (Rm 3.23). O ofendido é o Deus Santo, que, dado o estado pecaminoso de Adão e Eva, expulsou-os do Jardim do Èden. A natureza santa e justa de Deus não tolera a comunhão com pecadores impenitentes, cujo destino é a morte, a separação eterna de Deus (Rm 6.23), a menos que se arrependam e sigam a Cristo, nosso Reconciliador, que veio reconciliar com Deus não os justos, mas os pecadores!

5.20 A cruz trouxe propiciação 


Lemos, em Êxodo 25.17-22, a respeito do propiciatório construído por Moisés para cobrir a Arca da Aliança. A posição do propiciatório como cobertura da Arca ressalta o fato de, em Cristo, a misericórdia de Deus sobrepor-se à maldição da Lei. Cristo foi dado por Deus Pai como propiciação pelos pecados daqueles que viessem a ter fé no Seu sangue derramado (Rm 3.24-26). 




VEJA mais
 
  CONHECIMENTO profundo da Bíblia(CLIQUE)  

  COMO estudar a Bíblia em 10 passos simples (CLIQUE) 

  APRENDA a entender e interpretar a Bíblia em apena 5 dias(CLIQUE) 

  APRENDA a pregar a Bíblia de forma impactante(CLIQUE)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário