BÍBLIA

BÍBLIA
CONHEÇA

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

SERIÉ ELEMENTOS DA TEOLOGIA BÍBLICA (05)


5. Cristologia 

CRISTO NO ANTIGO TESTAMENTO

5.1 Cristo revelado na tipologia


 Tipologia refere-se a pessoas, eventos ou instituições do Antigo Testamento que servem de sombra ou prefiguração de pessoas e eventos do Novo Testamento. A representação inicial é o “tipo” e a realização é o “antítipo” (Hb 10.1). Hebreus 5 nos mostra que tanto Arão como Melquisedeque foram “tipos” de Cristo no que diz respeito ao sacerdócio. Um estudo mais detalhado, no entanto, mostrará que Melquisedeque era tão somente um tipo. 

VEJA TAMBÉM
 
  CONHECIMENTO profundo da Bíblia(CLIQUE)  

  COMO estudar a Bíblia em 10 passos simples (CLIQUE) 

  APRENDA a entender e interpretar a Bíblia em apena 5 dias(CLIQUE) 

  APRENDA a pregar a Bíblia de forma impactante(CLIQUE)


5.2 Profecias do nascimento de Cristo


 Ao longo do Antigo Testamento, há profecias que falam a respeito do nascimento de Cristo. As primeiras profecias são veladas, mas, ao se aproximar o momento determinado para o nascimento do Messias, elas se tornam mais claras. Em Miquéias 5.2, há uma profecia referente ao nascimento de Cristo, mostrando o Messias encarnado: “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Para Daniel foi dada uma profecia referente ao tempo de vida terrestre do Messias (Dn 9.24-27):

5.3 Profecias sobre a vida de Cristo


 As profecias messiânicas do Antigo Testamento manifestam as muitas funções desempenhadas por Cristo aqui na terra como:

 1. Profeta. Moisés (Dt 18.15) nos mostra o papel de Cristo como profeta. Jesus Qo 5.46) confirma ser Ele mesmo o profeta prometido. Portanto, o termo profeta aplicado a Jesus refere-se ao Seu ministério como Mensageiro de Deus. Outro sentido para profeta é o de predizer eventos futuros. 

2. Sacerdote. Em 1 Samuel 2.35, lemos uma profecia sobre Samuel: “Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente... e andará ele diante do meu ungido para sempre. ”. Desta maneira, Samuel prefigura o sacerdote perfeito: Jesus, o Messias (o Ungido). Hebreus 6.20 confirma o sacerdócio de Jesus: “onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre...”

3. Rei. Jeremias 23.5,6 vaticina o papel de Cristo como Rei: “... levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra... será este o seu nome, com que será chamado: Senhor, Justiça Nossa”. Ele foi chamado de “Rei de Israel” (Jo 12.13).


VEJA ISSO


  APRENDA a pregar a Bíblia de forma impactante(CLIQUE)




 Muitas referências proféticas a Cristo como Rei da terra serão cumpridas ainda por ocasião da Sua segunda vinda.

 4. Alicerce. Isaías vaticina o papel de Cristo como alicerce e pedra angular da revelação divina: “... Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada..." (Is 28.16). Citando este trecho na sua primeira epístola, capítulo 2 e versículo 6, Pedro mostra-o como profecia já cumprida em Cristo.

 5. Servo. Isaías também se refere a Cristo como “servo” (Is 52.13), papel por Ele desempenhado inúmeras vezes por Ele, como na ocasião em que lavou os pés de Seus discípulos (Jo 13). 6. Operador de Milagres. Isaías foi quem profetizou os milagres de cura que seriam realizados por Cristo (Is 35.5,6).

5.4 Profecias sobre a morte e ressurreição de Cristo
 


O salmo 22 não se encaixa bem na experiência vital de Davi; embora sofresse certos problemas na vida, é evidente que, neste texto, ele está se referindo a padecimentos mais severos. Também as primeiras palavras do salmo: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? ...” são exatamente as palavras de Jesus na cruz do Calvário (Mt 27.46). Isaías 53 mostra-nos uma descrição do Messias sofredor, sublinhando o sacrifício de Cristo em substituição aos pecadores (vv.4,5,6). O versículo 9 anuncia o sepultamento de Jesus no sepulcro de José de Arimateia e o versículo 10 explica o motivo teológico da morte do Cristo. Quanto à ressurreição de Cristo, a profecia mais notável no Antigo Testamento se encontra em Salmos 16.10.

 Já no Novo, tanto Pedro (At 2.25-31), como Paulo (At 13.34-37) referem-se a este versículo como uma profecia da ressurreição de Jesus dentre os mortos(EETAD).


veja também
 
Conhecimento profundo da Bíblia(CLIQUE)  

Como estudar a Bíblia em 10 passos simples (CLIQUE) 

Aprenda a entender e interpretar a Bíblia em apena 5 dias(CLIQUE) 

Aprenda a pregar a Bíblia de forma impactante(CLIQUE)


-----------------------------------------------------------

5.5 Profecias da volta de Cristo 

Vejamos a seguir que o Antigo Testamento contém muitas profecias a serem cumpridas por ocasião da volta gloriosa de Cristo à terra: 

1. Jacó diz que Ele descerá de Judá e declara como o povo Lhe obedecerá e irás após Ele (Gn 49.10-12). 

2. Balaão profetizou acerca do segundo advento de Cristo, proclamado em Números 24.17 . 

3. Jó fala da volta de Cristo à terra (Jó 19.25).

 4- Salomão. Este salmista dedica o salmo 72 ao glorioso reinado terrestre do Messias no futuro. Muitas das suas profecias são confirmadas também pelos profetas Isaías e Zacarias.

 5. Jeremias fala do futuro reinado do Messias (Jr 23.3-8). Suas palavras enfocam especificamente a volta dos israelitas à sua própria terra, durante o reinado do Messias, a quem o profeta chama “Senhor Justiça nossa”.

 6. Outros. Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Miquéias, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias também vaticinaram sobre o ministério terreno de Cristo de inúmeras formas e sob diversos enfoques. 

-------------------------------------------------------------------- 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário